top of page
Buscar

Lançamento: “Quadrilheira – A Arte do Movimento e da Cultura Popular”

  • Foto do escritor: Ronie Junior
    Ronie Junior
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jun.

É com grande entusiasmo que apresentamos o livro “Quadrilheira: A Arte do Movimento e da Cultura Popular”, uma obra que exalta com sensibilidade e profundidade as tradições juninas e a riqueza cultural do povo nordestino, especialmente do município de Curaçá, na Bahia.

Escrito por Cíntia Fernandes Romualdo e Ronie Von Junior, o livro é um verdadeiro passeio pelos arraiais da memória afetiva e coletiva, narrando histórias de resistência, arte e identidade que marcam as quadrilhas juninas da região. Com projeto gráfico e imagens assinadas por Frameron, a publicação ganha uma estética vibrante que acompanha o ritmo e a beleza das danças populares.

ree

Este livro foi produzido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do Edital Nega do Doce, com o apoio da Prefeitura Municipal de Curaçá e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. É resultado de uma política pública comprometida com a valorização das expressões culturais populares e com o fortalecimento de ações de memória e patrimônio imaterial.


O que você vai encontrar na obra?

A publicação apresenta um olhar plural sobre diferentes grupos culturais, como a Quadrilha Amor Caipira, Nova Geração, Luar do Sertão, Quadrilha do Sítio do Alexandre e o retorno da histórica Junina G-DECC. São narrativas reais, ilustradas com fotos e depoimentos, que revelam como o São João é vivido com paixão, criatividade e sentido de comunidade.


Download gratuito

A obra está disponível para leitura e compartilhamento gratuito, incentivando o uso em espaços educativos, culturais e comunitários. A única condição: que se respeitem os créditos autorais.


Quadrilheira – A Arte do Movimento e da Cultura Popular

Autores: Cíntia Fernandes Romualdo e Ronie Von Junior

Ano: 2025 | Distribuição gratuita

Produzido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Edital Nega do Doce

 
 
 

Comentários


bottom of page